
Níveis de Ensino
Centro Infantil
JARDIM DE INFÂNCIA
No JI 1 & JI 2, desenvolvemos uma Abordagem de Aprendizagem Baseada no Jogo que fornece um ambiente colaborativo onde a aprendizagem é autêntica, contextualizada e proposital. Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico do jovem aprendiz. Os professores tornam-se parceiros de aprendizagem enquanto fazem comentários, fazem perguntas e convidam consultas abertas dos alunos.
JI 1 - Constituído por quinze crianças, nos grupos com idades compreendidas entre 2 e 3 anos.
JI 2 - Integrado por vinte e cinco crianças, nos grupos com idades compreendidas entre 3 e 5 anos.
Ensino Geral
ENSINO BÁSICO
O currículo do Ensino Básico tem 7 classes organizadas em 2 graus. O 1º grau, está dividido em 2 ciclos, sendo o 1º correspondente à 1ª e 2ª classes e o 2º, a 3ª, 4ª e 5ª classes. O 2º grau compreende a 6ª e 7ª classes correspondentes ao 3º ciclo. O ingresso para o Ensino Básico é feito aos 6 anos de idade, devendo o aluno concluí-lo, em princípio, aos 12 anos.
Os ciclos são unidades de aprendizagem com o objectivo de desenvolver habilidades e competências específicas. Assim:
– O 1º ciclo vai desenvolver habilidades e competências de leitura e escrita, contagem de números e realização das operações básicas: somar, subtrair, multiplicar e dividir; observar e estimar distâncias, medir comprimentos; noções de higiene pessoal, de relação com as outras pessoas, consigo próprio e com o meio;
– O 2º ciclo aprofunda os conhecimentos e as habilidades desenvolvidas no primeiro ciclo e introduz novas aprendizagens relativas às Ciências Sociais e Naturais sem, contudo, querer dizer que estas matérias não sejam abordadas no 1º ciclo. Neste âmbito, visa ainda levar o educando a calcular superfícies e volumes.
– O 3º ciclo, correspondente ao 2º grau, para além de consolidar e ampliar os conhecimentos, habilidades adquiridos nos ciclos anteriores, vai preparar o aluno para a continuação dos estudos e/ou para a vida.
Recorde-se que o 1º grau do Ensino Básico compreende uma série de conteúdos, que visam o desenvolvimento de habilidades e competências básicas para a iniciação escolar do aluno. O 2º grau tem a perspectiva de aprofundar os conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos ao longo do 1º grau, de modo a preparar os alunos para o ingresso nos níveis subsequentes do Sistema Nacional de Educação e/ou para a sua integração na vida. A preparação para a vida é de importância nuclear, uma vez que a continuação dos estudos no Ensino Secundário Geral (ESG).
ENSINO SECUNDÁRIO
O ESG está organizado por forma a proporcionar um desenvolvimento integral e harmonioso, através da:
-
Diversificação e flexibilidade do currículo, o que inclui a integração de saberes locais;
-
Organização articulada das actividades na sala de aula e fora dela (círculos de interesse, ocupação dos tempos livres, actividades junto da comunidade);
-
Articulação da componente prática e tecnológica, estabelecendo uma ligação com a vida quer familiar, académica e laboral;
-
Formação para a vida, cujo objectivo é preparar o aluno para a inserção no mercado do trabalho ou para o auto-emprego e para a continuação dos estudos.
O currículo do Ensino Secundário tem 5 classes organizadas em 2 ciclos. O 1º Ciclo compreende três classes, a 8ª, 9ª e 10ª classes e, o 2º Ciclo, a 11ª e a 12ª classes. A organização por ciclos de aprendizagem é baseada na concepção de que o ensino deverá ser visto na perspectiva de um processo de construção do saber por etapas que formam um todo. Neste processo, dever-se-á ter em conta a diversidade de alunos, os ritmos de aprendizagem e a remediação das dificuldades.